DESCUBRA SE VOCAS TEM UM SONO DE QUALIDADE
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VocA? dorme bem? Veja o que Ai?? considerado o ‘sono de qualidade.
Dormir bem nA?o se resume apenas a ter sete ou oito horas de sono. Na verdade, o descanso Ai?? noite Ai?? uma verdadeira arte e envolve uma sAi??rie de fatores.
Entre eles, o tempo de demora para cair no sono, a quantidade de vezes que vocA? acorda de madrugada e atAi?? quanto tempo vocA? de fato dorme enquanto estA? na cama.

Quem diz isso Ai?? a National Sleep Foundation, entidade norte-americana especializada no assunto, que publica em fevereiro, no periA?dico Sleep Health, um artigo no qual aponta uma sAi??rie de diretrizes indicando o que Ai?? um ‘sono de qualidade’. A ideia do estudo era definir parA?metros objetivos para avaliar uma boa noite de descanso, jA? que profissionais da A?rea tA?m dificuldade em fazer um diagnA?stico – a avaliaAi??A?o muitas vezes Ai?? subjetiva, jA? que os requisitos para um bom sono podem ser diferentes de uma pessoa para outra.

Para desenvolver as recomendaAi??Ai??es, a organizaAi??A?o reuniu experts em sono e mAi??dicos de outras A?reas para revisar, com profundidade, 277 estudos acerca do assunto.

Veja alguns pontos da lista:

– Adormecer em atAi?? 30 minutos – Acordar no mA?ximo uma vez de madrugada (duas, se vocA? Ai?? idoso) – Dormir durante 85% do tempo que vocA? estA? na cama – Tirar um cochilo de no mA?ximo 20 minutos – Passar no mA?ximo 20 minutos acordado ao longo da noite quando vocA? desperta do sono (30 minutos, se vocA? Ai?? idoso)

Um dos fatores, levar muito tempo para dormir, Ai?? prejudicial porque indica que hA? algo de errado, explica Luciane Mello, otorrinolaringologista especialista em sono e responsA?vel pelo AmbulatA?rio do Ronco e Apneia do Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro. ai???Se essa demora ocorre com maior frequA?ncia, pode significar uma insA?nia inicialai???, diz a mAi??dica.

Soneca. A soneca da tarde tambAi??m faz bem, algo bastante comum para crianAi??as e, sobretudo, para adolescentes. “Sabe-se que adolescentes tA?m o fator hormonal que os faz dormirem e acordarem mais tarde. AlAi??m disso, eles comeAi??am a sair Ai?? noite, entA?o Ai?? normal tirarem uma soneca Ai?? tarde”, explica Luciano Ribeiro, neurologista presidente da AssociaAi??A?o Brasileira do Sono.

No entanto, nada de dormir por uma ou duas horas, o que pode afetar o sono noturno. O ideal Ai?? fazer como espanhA?is e gregos e cochilar no mA?ximo 20 minutos. O nA?mero de sonecas no dia tambAi??m conta: para crianAi??as em idade escolar, mais de duas jA? Ai?? prejudicial. Para crianAi??as em fase prAi??-escolar, adultos e idosos, o limite sobe para trA?s cochilos no dia.

Extrapolar isso Ai?? prejudicial porque dormir Ai?? tarde ‘tira’ o sono da noite. E Ai?? Ai?? noite que seu cAi??rebro melhor produz uma sAi??rie de hormA?nios importantes para o organismo (como o do crescimento, que ajuda a emagrecer) e quando atingimos da melhor forma o sono REM, o mais profundo de todos os ciclos. “A consolidaAi??A?o da memA?ria e do aprendizado acontece no sono REM”, explica Luciane Mello, que tambAi??m faz parte da Academia Americana de Medicina do Sono.

VocA? dorme bem? Veja o que Ai?? considerado o ‘sono de qualidade’: No verA?o, opte por lenAi??A?is de algodA?o, pijamas leves e faAi??a o seu quarto atingir uma temperatura de 22A? C a 23A? C.Ai?? Fornecido por EstadA?o No verA?o, opte por lenAi??A?is de algodA?o, pijamas leves e faAi??a o seu quarto atingir uma temperatura de 22A? C a 23A? C.
Como dormir no verA?o? Dormir no verA?o Ai?? mais difAi??cil para vocA?? NA?o se preocupe, isso Ai?? absolutamente normal. Ai?? que a temperatura, junto com a luminosidade, sA?o os dois principais fatores que regulam nosso sono. Temperaturas mais baixas estA?o associadas a um ritmo mais lento do organismo, enquanto que as mais altas estA?o ligadas Ai?? excitaAi??A?o e ao movimento – nA?o Ai?? Ai?? toa que vocA? fica com calor e agitado quando se exercita.

“VocA? precisa estar em um metabolismo mais lento para dormir. O calor Ai?? um estimulante do corpo e a temperatura mais baixa Ai?? uma indutora do sono, assim como a escuridA?o”, diz Luciane Mello. “O ideal Ai?? dormir em um ambiente entre 20A? C e 22A? C”, acrescenta.

Ai?? pelo mesmo motivo que ela recomenda praticar exercAi??cios somente atAi?? trA?s horas antes de ir para a cama, tempo suficiente para o corpo relaxar. E, tambAi??m, optar por lenAi??A?is de algodA?o e pijamas leves, que retA?m menos o calor.

Ao longo do dia, nA?o se esqueAi??a de beber bastante A?gua. Sim, atAi?? ela afeta sua noite. “A mucosa nasal precisa estar bem hidratada, senA?o dA? a impressA?o de que vocA? a obstruiu”, explica Luciane. Se isso ocorre, vocA? pode acabar respirando pela boca. “E Ai?? pelo nariz que respiramos melhor. O fluxo e a quantidade de ar sA?o mais eficientes do que pela boca”, acrescenta Luciane.

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