EXPOSIÇÃO ÍNDIOS – OS PRIMEIROS BRASILEIROS
Share Button

De 29 de agosto a 16 de dezembro, acontece em Brasília, a Exposição Índios – Os Primeiros Brasileiros no Memorial dos Povos Indígenas. Confira!
Data: De 29 de Agosto a 16 de Dezembro de 2018
Hora: Terça à Sexta das 09h às 17h; Sábados e Domingos das 10h às 17h
Local: Memorial dos Povos Indígenas – Eixo Monumental

SOBRE EXPOSIÇÃO ÍNDIOS – OS PRIMEIROS BRASILEIROS

A exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros” será aberta nesta terça-feira (28), às 19h, no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, com a realização de um Toré, ritual indígena que une dança, religião e luta. Em cartaz até o dia 16 de dezembro, a mostra faz parte do projeto Culturas Vivas, realizado pelo Centro de Trabalho Indigenista em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

As imagens e documentos expostos permitem que o público viaje pela história do Brasil e dos povos indígenas. A maior parte do acervo traz registros sobre os povos da região Nordeste e retrata a colonização, as narrativas indígenas e os desafios atuais.

“O objetivo da exposição é estimular um processo de reavaliação efetiva do nós e do eles, oferecendo ao público imagens e informações de natureza histórica e cultural, apresentando as culturas indígenas como algo vivo e dinâmico, propiciando uma identificação positiva com tais coletividades”, explica João Pacheco de Oliveira, curador da exposição e professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A coordenadora do projeto Culturas Vivas, Guta Assirati, também ressalta que a exposição pretende favorecer o despertar de novas questões e permitir que o público se distancie de estigmas e preconceitos sobre as culturas indígenas. “A exposição contribui, inclusive, para enfatizar a forte presença de povos indígenas no Nordeste e realçar contextos de luta e resistência em que se inserem ainda hoje”, complementa Guta.

A exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros” já foi vista por um público estimado em mais de 230 mil visitantes de seis cidades: Recife, 2006 e 2007; Fortaleza, 2008; Rio de Janeiro, 2010; Córdoba-Argentina, 2013; Natal, 2014; e, Salvador, 2016-2017.

INGRESSOS

  • Entrada franca

*Valores dos ingressos sujeitos à alterações sem aviso prévio.

MAIS INFORMAÇÕES

  • Telefone: Não informado
  • Classificação: Livre

Posts Relacionados

Comentários no Facebook